terça-feira, 16 de junho de 2015

Nicolas Flamel e a verdadeira pedra filosofal



Pintura de Nicolas Flamel

Nicolas Flamel foi um francês que viveu entre  1330 e 1418. Ele é um dos nomes mais relevantes quando se fala de alquimia. Você deve estar pensando " esse nome e tão familiar.. ah já sei! e o Nicolau Flamel do Harry Potter"! É sim. mais.. o Nicolas ou Nicolau realmente existiu. A j.k. rowling, a escritora dos livros de Harry Potter, fez o filme Harry Potter e a pedra filosofal com base nesse assunto. Ele foi um dos buscadores da pedra filosofal e supostamente conseguiu cria-la. Ele era um católico devoto ou ao menos parecia ser. O inicio da história de Flamel como alquimista é rapidamente contada no livro " o livro das figuras hieroglíficas".  Flamel sonhou com um anjo lhe entregando um livro dourado tenebroso, e depois de alguns dias ele viu um senhor lhe oferecendo o mesmo livro dourado do seu sonho. A baixo a descrição dele do livro dourado, relatada no "o livro das figuras hieroglíficas". 

"Quando faleceram meus pais tive que ganhar o pão escrevendo; naquele  tempo adquirir um livro dourado, muito velho e volumoso. O livro compunha-se de três fascículos de sete folhas cada um e a sétima folha de cada um aparecia em branco. Na primeira folha via-se um báculo em torno do qual apareciam enroscadas duas serpentes e na sétima podia ver-se um deserto, no centro do qual brotavam formosas fontes; porém delas não saíam águas senão serpentes que se arrastavam em todas as direções. Na fachada do livro, lia-se "Abraão o judeu, príncipe, sacerdote, levita astrólogo e filósofo". Na terceira folha explicava-se como se transformavam os metais. Junto ao texto reproduziam-se dois recipientes, davam as cores e todos os detalhes, exceto a pedra filosofal a qual aparecia reproduzida com grande arte e forma tal que cobria pro completo as páginas quatro e cinco"

Ele precisou de ajuda para entender o livro, já que ele era repleto de símbolos, quem o ajudou foi o Mestre Canches, que ele encontrou no caminho se Santiago, um local sagrado que recebe peregrinos até hoje. 

Esse judeu traduziu o livro e mostrou que seu conteúdo era de alquimia e cabala, contendo o segredo para a criação da pedra filosofal, Abaixo imagens do símbolo do livro: 

Flamel teria se dedicado mais de uma década no estudo de alquimia até conseguir resultados, e quando  o mestre morreu de velhice. 

Sua esposa Perenelle Flamel teria ajudado o marido na criação da pedra, e muitos dizem que Nicolas morreu em 1418, mas indícios contam que ele não morreu em 1418. E sim, ele forjou a própria morte, e segundo versões da história, após a criação da pedra, ele teria se apoderado dela e não ter morrido( já que a pedra tinha poderes imortais). Será que ele está vivo? muitos tentaram saquear sua casa em busca da pedra filosofal. Nicolas nasceu em Pontoise, França. E após ser dado como morto muitos habitantes do local (sabendo a história da pedra) saquearam o seu túmulo em busca da pedra, e não encontrou nada nen o corpo de Flamel e foi ai que começou os boatos de que ele estaria vivo (ou se apoderado) da pedra filosofal e se tornado imortal.  Abaixo imagens da casa de nicolas atualmente, que funciona um restaurante:
a casa de Nicolas atualmente
A casa de Nicolas atualmente hoje funicona um bar-restaurante

Muitos dizem que a pedra possa estar na Turquia, ou na índia. Se quiser saber mais recomendo que assistam ao filme - assim na terra como no inferno- que explica melhor a respeito da pedra e conta a história de jovens em busca da pedra filosofal perdida nas catacumbas de paris. 


Flamel escreveu três livros:

- O livro de figuras hieroglíficas em 1399
-o sumário filosófico em 1409
-O saltério químico em 1414

As versões nacionais e manuscritas podem ser encontradas na blibioteca nacional de Paris.
A certidão de casamento de Nicolas Flamel e Perenelle Flamel também podem ser encontradas lá. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário