segunda-feira, 15 de junho de 2015

5 contos da transilvânia que você não conhecia



É difícil falar na trasilvânia e não pensar no famoso vampiro condenado á sede chamado "conde drácula". A região cujo significado em latim significa "além da floresta" que se tornou famosa por conta do escritor Holandês Bram Stoker Drácula.

E a repercussão acabou deixando os habitantes da região romena muito irritados com o fato de que o mundo só tinha olhos para a obra do vampiro e não despertaram o interesse em outros contos que o país tem para mostrar. Para quem não sabe, a região tem uma cultura que é considerada encantadora, possui uma das melhores universidades do país, natureza exuberante e um mix cultural único. A região transilvânia é moradia de muitos ambientes cheios de lendas e mistérios por todos os lados que poderiam inspirar outros escritores para escrever outros romances.

Mas isso não é tudo, separamos uma lista com os contos fantásticos da transilvânia atualmente desconhecidos. separamos alguns deles:

1-A lenda do Pid Piper, o encantador de ratos

Pied-Piper                                           















O conto de Pid é um dos mais famosos do mundo graças á série Silicon Valley. Muitos falam que ele foi criado para assustar as crianças em suas noites antes de irem dormir. Segundo á lenda, os moradores da cidade de Hamelin tinha uma dificuldade enorme e acabar com a infestação de ratos por todos os cantos.

Munido de uma flauta, Pid se lvira de todos os roedores da região com sua música mágica. Mas o extermino não é 100%. Com exceção de que um ele sempre deixa sobrar, e como de resultado não foi 100%, os moradores acabaram se recusando a pagar o jovem. Em estado de revolta, Pid toca uma música diferente, faz lavagem cerebral em todas as crianças e as induzem a segui-lo. Alguns contos afirmam que as pequenas inocentes foram mortas afogadas ou pulando de um penhasco, seduzidas e induzidas pela música. Algumas que mais condizem á realidade alegam que elas habitam uma caverna na trasilvânia e ficam lá até hoje.


2-O castelo Hunyad
Hunyad-Castelo

Ele fica em Hunedoara, na Romênia, e sua fama é grande. O castelo Hunyad é uma construção impressionante que era parte do principado da Transilvânia, e, segundo lendas, é o lugar onde Vlad III  da Valáquia, famoso conde drácula, foi mantido preso durante 7 anos depois que ele foi deposto em 1462. O monumento é uma relíquia em estilo gótico levantada em telhados altos e coloridos, pertencentes á dinastia Hunyad.

O monumento tem uma reputação de ambiente de tormento e dor. Os líderes da fortaleza Hancu de Hunedoara prometeram liberdade á três prisioneiros turcos se caso eles encontrarem água escavando na rocha. eles cavaram por 28 anos antes de alcançarem seu objetivo. Antes de serem decapitados a mando se seus superiores, eles escreverão para o patrão " Agora você tem água, mas você não tem coração"  junto com seus nomes para mostrar a falta de honra pelo castigo. As escritas em turcos estão em exposição atualmente.


3-A ponte de mentiras

Bridge-of-Lies

Ela tem aparência inofensiva e de um ambiente bonito para fotografias. A ponte fica em Sibiu, uma cidade medieval da Romênia. Segundo a lenda, a ponte de mentiras pode emitir ruídos particulares e até mesmo entrar em uma especie de "colapso"  sempre que uma pessoa dizer alguma mentira. Ela funciona como uma especie de detector de mentiras. Segundo variações do conto, os comerciantes que enganaram seus clientes foram jogados para fora da ponte atribuindo um traço de honestidade á ela. Já uma outra variação, afirmam que as moças que mentiram sobre suas virgindades antes do casamento foram jogadas lá.


4-  O fantasma matador de russos

141202120335_teleki_castle_transilvania_624x351_telekicastle_nocredit

A mansão Teleki, na pequena cidade de ocna mures, é uma ruína em estado avançado de destruição e objeto de disputa entre vários descendentes.  Ao contrário da maioria das lendas contadas, a mansão conta uma história assustadora, durante a segundo guerra mundial, quando os moradores começaram a falar sobre um fantasma que habita o local. Alguns soldados do Exercito vermelho decidiram entrar na mansão para apreciar o vinho que havia no porão. Após alguns porres, começaram a disparar suas armas até que os barris estourassem. Alguns deles morreram afogados na bebida e os moradores começaram a culpar o fantasma e a fama de estar assombrado as redondezas tomou repercussão.


5-Os lagos que exigem sacrifícios

a33

Os anciãos das aldeias da região de maramures acreditam que a água possuía vida e que, quando esse estado se manifestava, pedia a cabeça de um homem morto. E uma das histórias mais famosas se refere a uma igreja  afundada. A chuva inundou uma igreja e algumas casas durante alguns anos e devido ao fato, as pessoas na aldeia de tisa começaram a afirmar que muitas vezes já ouviram sinos das igrejas durante á noite, na páscoa. Outra versão é o conto sobre os lagos escuros sem fundos que tinham capacidade de engolir as pessoas e nunca devolvê-las para a superfície. Há também outro conto sobre um lago na transilvânia que engoliu todos os convidados em um casamento logo depois que eles tentaram atravessar as águas durante o inverno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário